Se você apresentou algum dos sintomas ou esteve exposto ao coronavírus em locais onde houve transmissão, é indicado que você faça o teste. É importante considerar a quantos dias está com o sintoma ou houve a exposição para que seja escolhido o teste mais apropriado.
O teste de anticorpos deve ser realizado a partir do 8º dia dos sintomas ou do contato.
O teste de antígeno deve ser realizado até o 2º dia dos sintomas ou do contato.
Sintomas: febre, tosse, congestão nasal, espirros, cansaço excessivo, dor no corpo, dores de garganta, dificuldade em respirar.
A Anvisa aprovou a proposta de realização de testes rápidos de anticorpos e antígenos para o coronavírus em farmácias e drogarias. A medida visa ampliar a oferta e a rede de testagem, bem como reduzir a alta demanda em serviços públicos de saúde durante a pandemia.
O teste rápido deve ser interpretado por um médico, que vai considerar as condições clínicas do paciente, além de outros exames confirmatórios para concluir se o caso é ou não de COVID-19. Mesmo os resultados negativos não excluem a infecção pelo novo coronavírus.
Sim, todos os testes são confiáveis. É importante que o teste seja realizado dentro dos dias indicados de sintomas ou do contato para cada tipo de teste pois os testes possuem uma taxa de precisão superior a 95%, quando dentro do período correto.
A idade mínima permitida para realização do teste é de 2 anos. Sendo assim, o teste não é indicado para crianças com menos de 2 anos.